terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

MEC apoia Pacto com Municípios na Bahia

Por Zé Carlos Borges
Com investimentos da ordem de R$ 25 milhões, o Ministério da Educação apoia o Pacto com Municípios, um dos compromissos do programa Todos pela Escola, da Secretaria da Educação da Bahia, que tem por meta alfabetizar todas as crianças da rede pública até os oito anos de idade. Neste segundo ano de atuação, o Pacto foi ampliado e conta com a participação de 329 prefeituras baianas. O secretário da Educação, Osvaldo Barreto, e o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), José Carlos de Freitas, firmaram o convênio para execução do recurso neste ano de 2012.

A parceria do governo baiano com o MEC e as prefeituras visa a assegurar a educação para as crianças na base de sua formação, afirma Barreto, informando que as pesquisas apontam que a alfabetização, com letramento, das crianças até oito anos é decisiva para diminuir o abandono, a evasão e aumentar a aprovação e o interesse pelos estudos”.

Para garantir a efetiva aplicação da metodologia de alfabetização, o coordenador do Pacto com Municípios, Clovis Caribé, diz que a SEC assume a responsabilidade de capacitação dos formadores e dos professores alfabetizadores, assim como o monitoramento e avaliação durante o processo, o que permite acompanhar o desempenho dos estudantes e fazer intervenções pedagógicas para ajudá-los a superar dificuldades no percurso educativo”.

Pacto com municípios em números

             2011             2012

Municípios       217             329

Escolas        7.244          11.770

Coordenadores    217             329

Formadores       480             733

Professores   11.904          18.790

Estudantes   129.568         345.086


Fonte: Portal do deputado Nelson Pelegrino

Nenhum comentário:

Postar um comentário